Translate

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Cuidar da saúde ou da doença?


Saúde! Tem alguém que não considere importante ter saúde? Até hoje não vi.  
    
Gosto de perguntar aos meus pacientes se a saúde é algo importante nas suas vidas e todos respondem com veemência que sim! Mas quando pergunto se o seu comportamento e suas escolhas reproduzem esta importância, aí a coisa complica e é muito difícil ouvir um sim! Por que será? Alguém pode me ajudar?rsrs...Eu começo arriscando algumas coisas como: Falta de compreensão do sentido da vida, sobre o  sentido do comer, falta de amor e respeito por si, junto com todas as dificuldades sociais, culturais , econômicas e emocionais, que para cada indivíduo, um ou mais itens “falam mais alto”.

O que seria cuidar da saúde? O que mais escuto está relacionado com a ida ao médico, realizações de exames e uso correto dos medicamentos. Escuto mais coisas, mas essas são mais comuns. E aí pergunto: Será que ir ao médico e/ou tomar medicamentos são literalmente cuidar da saúde, seriam os primeiros passos? Eu não tenho dúvida que essas atitudes têm sua devida importância, pois realmente pode-se  identificar problemas com antecedência e iniciar  o tratamento o quanto antes e aumentar a chance de bons resultados. Porém ao irmos ao médico, realizarmos exames e caso seja diagnosticada alguma doença a ser tratada, não estaríamos  cuidando da doença? E que foi construída por falta de cuidado com a saúde?

Esta forma, tecnicamente, seria cuidar da saúde a nível secundário e terciário, mas a meu ver, cuidar da saúde é o que tecnicamente é classificado no nível  primário de cuidado com a saúde, que são as escolhas feitas no dia a dia, baseadas nos conhecimentos que podem prevenir doenças e promover saúde.

Creio que a saúde, para muitos, é mais uma coisa na vida, que se dá  valor depois que se perde! Coisa de nós humanos!!!rsrs...Isso quando se dá o devido respeito a dor e doença e aos resultados de exames (que muitas  vezes não está associado a uma dor ou sintoma), pois muitas vezes, apenas queremos “calar a boca” da dor com remédios, sem tentar entender o que ela, ou melhor, nosso corpo quer dizer com ela. Mais difícil ainda é respeitar um resultado de exame, que não vem acompanhado de dor, pois já que não tem dor, empurra-se com a barriga! Será que precisamos fazer algo só quando a dor aparece?

Por hoje é só!

Deixo vocês com mais perguntas do que respostas, mas é isso mesmo!!! As melhores respostas somos nós mesmo que podemos dar!!!

Vamos acordar???

Nenhum comentário:

Postar um comentário