Translate

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Extrato de alho melhora sistema imune

A Revista Nutritotal divulgou o resultado de uma pesquisa realizada por Pesquisadores norte-americanos. O estudo demonstra os efeitos da suplementação de extrato de alho na melhora do sistema imunológico e na redução da gravidade dos sintomas de gripes e resfriados. Este estudo foi publicado na revista Clinical Nutrition.

A dose testada foi 2,5 g/dia, em cápsula, do extrato de alho, durante 90 dias.

Após 45 dias de suplementação, os pesquisadores observaram aumento de proliferação de células T gama delta (linfócitos T gama delta, p=0,039) e ativação de células natural killer (linfócitos NK, p=0,043) em comparação com o placebo. Essas células têm papel fundamental no sistema imunológico e nas respostas inflamatórias. As células T são responsáveis pela imunidade celular, destruindo organismos estranhos ou células infectadas, enquanto que as células NK têm papel importante no sistema imune inato, contra infecções virais e tumores.

No final do estudo, após 90 dias de suplementação, foi observado que, embora não tenha diminuído a incidência de gripes e resfriados, o extrato de alho reduziu a gravidade dos sintomas relatados (21% menor, diminuiu o número de dias com os sintomas (61% menor) e causou uma menor influência na capacidade de realizar atividades cotidianas, como trabalho e estudo (58% menor).

Os pesquisadores concluíram: "Nosso estudo demonstrou que a suplementação do extrato de alho reduziu a gravidade dos sintomas de gripe e resfriados, estando associada com as mudanças nas células NK e T gama delta. Novos estudos devem ser realizados com o objetivo de examinar quais os compostos presentes no extrato de alho que estão associados com esses efeitos".

Vale ressaltar que o alho possui diversas propriedades, porém é contra indicado em pacientes com gastrite aguda, Refluxo gastroesofágico e esofagite.

Obs: Todo alimento funcional ou suplemento, deve ser avaliado e prescrito por nutricionista. Pois é necessário a compreensão integral de cada situação e dessa forma não estar beneficiando uma coisa e prejudicando outra.

Nantz MP, Rowe CA, Muller CE, Creasy RA, Stanilka JM, Percival SS. Supplementation with aged garlic extract improves both NK and γδ-T cell function and reduces the severity of cold and flu symptoms: A randomized, double-blind, placebo-controlled nutrition intervention. Clin Nutr. 2012 Jan 24. [Epub ahead of print]

Nenhum comentário:

Postar um comentário