Translate

quinta-feira, 10 de maio de 2012

PASTA DE GRÃO DE BICO (Homus)


Ingredientes:

1 xícara de grão de bico

Temperos : cebolinha, salsinha, alho, sal, pimenta a gosto., 1 Limão, Tahine (pasta de gergelim) ou as sementes de gergelim e azeite de oliva extra virgem.

Deixe o grão de bico de molho umas 8h (da noite para o dia seguinte).Descarte a água, despejando os grãos em uma panela com água para cozinhar.

O cozimento deve durar uns 15-20 minutos  ou até os grão ficarem macios e cozidos internamente.

Descarte a água do cozimento. Despeje os grãos no liquidificador com muito pouca água, adicionando os temperos: 1 dente de alho, temperos verdes à gosto, tahine ou gergelim e limão espremido (1/2 limão a 1 limão, de acordo com a preferência) e o azeite de oliva (2 colheres de sopa). Receita sem lactose, soja e nem ovo.

         Dicas:
  • Dê preferência por usar um processador de alimentos. Mas também é possível usar um liquidificador. Porém, você precisará ter mais paciência. Será necessário parar algumas vezes para mexer o conteúdo já que o grão de bico forma uma pasta espessa e mais difícil de ser triturada no liquidificador.
  • Para preparar o grão de bico: deixe o grão de bico de molho na água de um dia para outro. Cozinhe em panela de pressão por 15 a 20 minutos depois de ferver ou em panela normal, por pelo menos 1 hora. Depois de esfriar, as cascas se desgrudam naturalmente do grão de bico. Separe-as das sementes.
  • Consuma com torradas ou pães integrais substituindo os queijos ou com tirinhas de cenoura ou abobrinha crua ou como sua criatividade e vontade permitirem...

Sobre o grão de bico:
Rico em zinco, cálcio, magnésio, ferro, fibras, carboidratos e triptofano, aminoácido essencial para a produção da serotonina, substância que traz sensações agradáveis.
Rico em enxofre, nutriente necessário para aumentar a tividade da Glutationa-s-transferase, uma enzima com ação antioxidante e importante atuação no processo de eliminação de toxinas no corpo (envolvida na fase I da detox).
Sua casca é rica em fibras. No entanto, por concentrar também substâncias que dificultam a absorção de nutrientes, a maioria das receitas pede a semente descascada.
 
Essa receita foi sugerida pela querida nutricionista Gisele Palavro.
Eu experimentei e adorei! 
Grata Gisele!
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário