Translate

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Mídia e Nutrição - Propaganda das lojas Marisa



Demorei para comentar esta lamentável propaganda, pois não estava achando o vídeo.
Hoje achei e nem sei se está no ar ainda, mas mesmo assim colocarei o meu ponto de vista.

Considero este comercial um absurdo de insensato, um retrocesso para a Educação Nutricional, que é tão necessária diante do caos instalado na consciência alimentar e nutricional da população.

O comercial começa bem e parece que continuará com um discurso lúcido, mas "escorrega" horrivelmente, depois de citar uma lista de alimentos saudáveis e nobres e que qualquer pessoa deveria estar feliz de poder te-los a mesa e usurfruir de seus benefícios, mas o comercial confere a eles a responsabilidade por refeições menos alegres, mas que farão o verão mais feliz, pois a pessoa ficará magra. E termina com a frase: "Tudo vale a pena". Comer os alimentos citados, realmente, valem a pena serem consumidos, pois possuem o potencial de promover vários benefícios ao organismo, criando condições para o corpo trabalhar melhor e manter-se equilibrado e como consequência natural, o peso se ajusta. Não valem a pena por simplesmente ajudarem na redução de peso, pois (repetindo) a redução de gordura corporal é uma consequência natural da saúde, equilíbrio e harmonia do organismo.

E aí questiono: O que é esse tudo vale a pena? Tudo tudo? Até dietas ou outras medidas que desequilibrem a saúde? Caso seja, que beleza é essa, as custas de menos saúde? E que percepção mais limitada de felicidade é essa?  Como se o corpo magro (a qualquer preço) fosse o auge da felicidade que uma pessoa pudesse alcançar. Que sejamos mais magros ou menos magros, mas que novos valores estejam ajustados, nossa saúde equilibrada, com um corpo  desinflamado e com a produção de serotonina (substância responsável pelo bem-estar) adequada, pois estes 2 últimos fatores são responsáveis por tornar nosso paladar mais sensível e que percebamos mais os sabores naturais dos alimentos, sem a necessidade de tantos aditivos, sal, açúcar, realçadores de sabor...etc...e que estão presentes nos alimentos que aparecem no vídeo (relacionado-os a alegria) e que  com eles, mal acostumamos o nosso paladar e acreditamos ser eles que nos confere o prazer na vida. A questão é ao contrário, se sentir bem emocionalmente faz com que percebamos os alimentos mais saborosos.

Precisamos compreender o ato de comer, a vida, beleza e o prazer,  por outra ótica.

Precisamos entender as leis da natureza da vida e do nosso corpo e não brigar contra elas.

Precisamos descobrir o prazer de comer o que nos faz bem e nos mantém em equilíbrio, físico, mental, emocional e espiritual.

Precisamos de muita coisa! O trabalho é árduo. Com minha profissão pretendo facilitar este processo tanto para mim, como para meus clientes, que atendo no consultório, que participam das palestras e dos cursos.

Ver um instrumento poderoso como a mídia, reforçar idéias tão limitantes nas mentes das pessoas e difilcultar a evolução da mentalidade humana, é realmente lamentável!

Pronto desabafei! rs...

Até breve!

Desejo-lhes muita clareza, percepção e discernimento!

Nenhum comentário:

Postar um comentário