Translate

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Docinho vivo delicioso – sobremesa ou lanche saudável



Este doce é uma ótima opção para amenizar a compulsão por doce.

Geralmente esta compulsão acontece no fim da tarde e/ou à noite, e está relacionada com a baixa de serotonina, substância (neurotransmissor) relacionada com a sensação de bem estar. Quando estamos de mau-humor, TPM, tristes, irritados e ansiosos, encontramos esta correspondência bioquímica, que é o baixo nível de serotonina.

Para produção de serotonina, necessitamos de triptofano (aminoácido) e para este triptofano entrar no cérebro precisamos de carboidratos, procuramos os doces feitos com grandes quantidades de caboidratos refinados, como o açúcar e farinhas brancas, por serem os que mais rapidamente chegarão na corrente sanguínea e assim no cérebro, mas justamente por esta razão, vem outros efeitos indesejáveis como: Piora da compulsão e retorno dos sintomas anteriores, aumento do peso, inflamação, desequilíbrio da microbiota intestinal, etc. 

Podemos conseguir este carboidrato e os outros nutrientes (magnésio; complexo B, principalmente B6, B9, B12 e o aminoácido triptofano) necesários para a produção de serotonina, de forma mais saudável e eficaz.

Esta receita reune alguns nutrientes, que trabalharam em sinergia a favor da produção da serotonina, além de antioxidantes,  fibras e gorduras de qualidade.


Zero açúcar, zero glúten e zero leite e derivados. 

Vale ressaltar, que todas as refeições devem ser planejadas de forma variada e equilibrada, contemplando todos os nutrientes e compostos biotivos necessários para o organismo funcione em harmonia e que estes são apenas ingredientes necessários após a tomada de decisão por ser feliz, por estudar e compreender a vida, rever pensamentos, sentimentos, renovar atitudes e comportamentos! OK? 

Receita: 

Ingredientes:


  • 50% de passas ou ameixas ou tâmaras ou damasco ou banana passa (carboidratos e a banana, ainda contém o triptofano e B6)- Eu coloquei uma xícara cheia.

  • 50% de castanhas de caju sem sal ou amêndoa ou amendoim ou Nozes ou combinar 2 opções.(magnésio e zinco). Eu fiz com a maior parte de castanha de caju e umas 2 colheres de sopa de amendoim triturado. Eu coloquei um xícara.

  • Cacau em pó (triptofano e magnésio)- pode ser feito sem cacau, para quem não gosta e para quem gosta a quantidade é a gosto de cada um. Eu fiz com 2 colheres de sopa rasa.

  • Canela (cromo- melhora ação da insulina)- A gosto. Eu fiz com, aproximadamente, 1 colher de chá bem cheia. 
Obs: Eu adicionei 1 colher sopa de semente de chia. Pode ser linhaça também.

Preparo:
Deixe de molho a fruta ou frutas desidratadas em pouca água por algumas horas, até amolecerem. Após, reserve parte da água (ou licor de tâmaras) em um recipiente e ponha as frutas e as castanhas de caju, cacau e canela no processador. Processe até ficar uma pasta uniforme e com consistência para enrolar, como docinhos. Unte as mãos (óleo de coco é o melhor) e passe no coco ralado ou cacau em pó com canela e comece a enrolar. Coloque nas forminhas ou acondicione em um pote de vidro na geladeira por 5 dias ou no congelador por 3 meses.

Boa degustação e bom humor!!!rs...

Conheça nosso canal no youtube: https://www.youtube.com/playlist?list=PL6fKS6erZ6v-IvjR4Vk_lv9lhcHnj_CBd

Até breve!

5 comentários:

  1. Amei,mparabéns pela dica super valiosa!

    ResponderExcluir
  2. Adorei!! Vou passar esse presente para diversos amigos!! Obrigada!

    ResponderExcluir