Translate

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Mídia e Nutrição- "Nova Dieta permite comer carne à vontade"


Nova dieta permite comer carne à vontade


Esta é uma reportagem relativamente antiga. Porém o conteúdo dela traduz crenças arriscadas e conduta igual ou semelhante, ainda comum na prática, de leigos, profissionais, equipes, clínicas etc...que mantém a visão reducionista nas estratégias para redução de peso, em que colocam a saúde em altíssimo risco, além de não tratar a obesidade e escravizar os clientes em ciclos de engorda e emagrece, já que a obesidade não foi tratada.

Eu vi este vídeo no youtube por estes dias e deixei alguns comentários no próprio youtube, mas hoje resolvi copiar e colar aqui. Pois considerei, que tenho a responsabilidade como profissional de saúde e nutricionista, deixar este alerta aqui, para quem gosta do assunto e do meu blog.

Os comentários que deixei no youtube são os seguintes:


  • Realmente contar calorias é algo secundário na perda de peso.Temos que pensar no comportamento do alimento e isso abrange seu poder detoxificante(limpar o organismo), efeito antioxidante(evitar danos causados por radicais livres, que causam doenças e envelhece), efeito antiinflamatório e aí é o ponto chave do tratamento da obesidade. Este método citado acima é altamente inflamatório e promove a Diabiose(desequilíbrio das bactérias intestinais),que também favorece o desequilíbrio do peso e saúde.
  • Dieta hiperproteica promove nefrotoxicidade, acidifica o sangue e assim favorece osteoporose. Dieta de baixo índice glicêmico, não tem que ser sinômimo de excesso de carnes, principalmente os embutidos, em que vários estudos indicam a sua relação com o aumento de câncer gástrico, intestinal e diabetes, devido o alto teor de toxinas (aditivos e conservantes).
  • Perder peso, se perde relativamente ou muito facilmente por diferentes tipo de estratégias. Agora tratar a obesidade, se manter magro e com saúde , aí é outra coisa, que com certeza não se consegue com este método. Emagracer as custas de um consumo excessivo de proteína (carnes) e lixo disfarçado de comida é um absurdo!

    Recomendo a leitura do post: "Excesso de gordura coporal e inflamação, qual a relação?"  para melhor compreensão.
    http://monicamenezesvida.blogspot.com.br/2012/05/comer-menos-e-gastar-mais-e-chave-do.html
    Até breve!

    Desejo à todos, incluse para mim, rs... muito amor e respeito pela vida!!!

    Beijos de luz...

2 comentários:

  1. Muito bom! Essas matérias são um absurdo. A rede deTV sai editando, cortando e colocando o que quer... Da pra perceber que o nutritivo complementou a fala dele, explicando o que vem depois dos 10 dias, mas foi cortado! Assim, ficabtudo sem sentido e quem assiste não tem nem conhecimento nem senso critico para filtrar as informações...

    ResponderExcluir
  2. É pelo desenvolvimento do discernimento, que rogo e trabalho!

    ResponderExcluir