Translate

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Extrato de alho melhora sistema imune

A Revista Nutritotal divulgou o resultado de uma pesquisa realizada por Pesquisadores norte-americanos. O estudo demonstra os efeitos da suplementação de extrato de alho na melhora do sistema imunológico e na redução da gravidade dos sintomas de gripes e resfriados. Este estudo foi publicado na revista Clinical Nutrition.

A dose testada foi 2,5 g/dia, em cápsula, do extrato de alho, durante 90 dias.

Após 45 dias de suplementação, os pesquisadores observaram aumento de proliferação de células T gama delta (linfócitos T gama delta, p=0,039) e ativação de células natural killer (linfócitos NK, p=0,043) em comparação com o placebo. Essas células têm papel fundamental no sistema imunológico e nas respostas inflamatórias. As células T são responsáveis pela imunidade celular, destruindo organismos estranhos ou células infectadas, enquanto que as células NK têm papel importante no sistema imune inato, contra infecções virais e tumores.

No final do estudo, após 90 dias de suplementação, foi observado que, embora não tenha diminuído a incidência de gripes e resfriados, o extrato de alho reduziu a gravidade dos sintomas relatados (21% menor, diminuiu o número de dias com os sintomas (61% menor) e causou uma menor influência na capacidade de realizar atividades cotidianas, como trabalho e estudo (58% menor).

Os pesquisadores concluíram: "Nosso estudo demonstrou que a suplementação do extrato de alho reduziu a gravidade dos sintomas de gripe e resfriados, estando associada com as mudanças nas células NK e T gama delta. Novos estudos devem ser realizados com o objetivo de examinar quais os compostos presentes no extrato de alho que estão associados com esses efeitos".

Vale ressaltar que o alho possui diversas propriedades, porém é contra indicado em pacientes com gastrite aguda, Refluxo gastroesofágico e esofagite.

Obs: Todo alimento funcional ou suplemento, deve ser avaliado e prescrito por nutricionista. Pois é necessário a compreensão integral de cada situação e dessa forma não estar beneficiando uma coisa e prejudicando outra.

Nantz MP, Rowe CA, Muller CE, Creasy RA, Stanilka JM, Percival SS. Supplementation with aged garlic extract improves both NK and γδ-T cell function and reduces the severity of cold and flu symptoms: A randomized, double-blind, placebo-controlled nutrition intervention. Clin Nutr. 2012 Jan 24. [Epub ahead of print]

domingo, 22 de abril de 2012

A fórmula mágica

E existe?rs...No fundo, no fundo todo mundo sabe que não existe, mas vivemos procurando métodos rápidos e superficiais, fórmulas, substâncias, remédios, para solução de vários desequilíbrios em nossas vidas.

Vamos pensar um pouquinho?

Nosso corpo físico é  perecível ao tempo! Nós podemos acelerar ou retardar este processo.  Considero descompensada essa não aceitação as mudanças naturais, que o tempo proporciona no corpo físico e a busca incessante por tratamentos estéticos e rejuvenescedores, fórmulas mágicas, alimentos mágicos etc...motivada por uma cultura de valores totalmente distorcidos . Vamos todos envelhecer, mas não precisamos envelhecer antecipadamente e nem querer "congelar" as transformações naturais.

É descompensada, também, as estupendas agressões promovidas ao corpo, pelo excesso de trabalho; estresse;  excesso no consumo de lixo disfarçado de comida, que favorecem a oxidação (danos e envelhecimento), inflamação e acidificação do sangue; excesso de bebidas alcoólicas, entre outros fatores, que aceleram o processo de degeneração do mesmo. Assim como os inúmeros procedimentos cirúrgicos estéticos de alto risco para a saúde.
Considero insensato é que de um lado está o bombardeio de escolhas desfavoráveis (citadas a cima) a manifestação física da saúde e beleza e de outro as escolha de medidas rápidas, superficiais e aparentemente milagrosas dos cremes, plásticas, cirurgia bariátrica, remédios para emagrecer, que muitas vezes podem comprometer o estado de saúde. Todos alimentando o apego ao corpo e a ilusão de que sendo magro ou tendo um corpo que atenda a certos pré-requisitos, os seus problemas acabarão.
Não existe creme anti-rugas ou anti-olheiras, mas eficiente do que a felicidade, serenidade e substâncias protetoras( ex: antioxidantes) circulando dentro do nosso corpo, fazendo a proteção de dentro para fora, se apenas faço o investimento de uso externo (cremes, etc..), o interno briga o externo, sendo mais dificil do externo dar conta. Ao invés disso um poderia estar potencializando o trabalho do outro.
Se estás feliz, com uma alimentação adequada e ainda queres usar alguma substância externa, que potencialize  a manifestação de uma pele saudável , e que não ponha sua vida e saúde em risco (geralmente, possuem muitas tóxinas), creio que seja sensato! Mas nunca vi creme nenhum solucionar o problema sozinho! Ah! Mas temos outra solução rápida, a plástica . correto? Em parte, pois ela pode retirar as bolsas e olheiras construídas pelo derramar das lágrimas do pesar  e lamento, mas não lava o rancor e mágoa dos nossos corações. Se quiseres aderir a ela e ao mesmo tempo investir seu tempo e energia na limpeza do seu coração, assim faz mais sentindo.
Enfim, existem providências mais profundas, que precisam de atenção no cuidado de si mesmo e que são fundamentais para serem trabalhadas caso faça alguma escolha mais superficial citada no parágrafo anterior.

A limpeza e transformação de nossos sentimentos, pensamentos e atitudes são fundamentais para que o corpo se manifeste saudável e belo!

Junto a essas medidas no campo dos sentimentos, pensamentos e atitudes, podemos conseguir através de um conjunto de escolhas alimentares, várias substâncias antienvelhecimento, anti-inflamatórias, detoxificantes (capazes de eliminar toxinas), que possuem o potencial de criar as condições necessárias para que seu corpo funcione em harmonia, equílibrio e assim se apresentar naturalmente belo!

Não dá para fugir das leis do fluxo natural da vida e do seu corpo, que não sou eu que estou dizendo, só é observar!!! O seu corpo fala! Temos que entender isso, de uma vez por todas,  se realmente queremos ter uma vida melhor, saudável e nos livrar dos ciclos que se repetem de doenças e ganho de peso.

A dor, doença e desordens físicas são professores querendo nos mostrar, que o caminho que estamos seguindo não está de acordo com as leis da Natureza da vida, que é a nossa própria Natureza!

Que tal experimentar parar de comprar ilusões e entender como as coisas funcionam, como você funciona? Este é o MILAGRE, A FÓRMULA MÁGICA!rs...Nos harmonizarmos com as leis da Natureza da vida! Não estou dizendo, que é fãcil ou difícil,  apenas creio que é necessário, possível e bastante compensador! E neste processo sou eterna aprendiz. Ok?



VAMOS ESTUDAR A VIDA E VIVER DE VERDADE? Isto requer coragem, trabalho e dedicação, mas os resultados são fantásticos!!!

Este é um processo dinâmico, que somos responsáveis e devemos estar ativos o tempo todo!


Se trabalhares a favor da vida, da saúde, naturalmente seu corpo se apresentará com peso adequado e belo!

 
Lembremos que nosso corpo é perecível, mas nosso espírito não. Então é bom avaliarmos quanto do nosso tempo, energia e dinheiro estamos investindo em medidas meramente estéticas? Está equilibrado? Pagamos valores altíssimos em salão de beleza, mas achamos os produtos orgânicos, castanhas etc...caros e muitas vezes não os compramos? Será que não está na hora de revermos os nossos valores? 
 
Este corpo, instrumento de nossa consciência, merece respeito, amor e zelo, pois necessitamos dele integro para cumprirmos nossos aprendizados, missão etc... mas retornará a terra, quer queira ou não.

Cuidemos dele, promovendo condições melhores, para que nossas emoções estejam mais equilibradas, a mente mais clara e para que cumpramos nosso processo evolutivo, aqui nesta terra, de forma mais eficaz!


Desejo-lhes muita Sabedoria, Saúde e Paz!

Até breve!

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Cuidar da saúde ou da doença?


Saúde! Tem alguém que não considere importante ter saúde? Até hoje não vi.  
    
Gosto de perguntar aos meus pacientes se a saúde é algo importante nas suas vidas e todos respondem com veemência que sim! Mas quando pergunto se o seu comportamento e suas escolhas reproduzem esta importância, aí a coisa complica e é muito difícil ouvir um sim! Por que será? Alguém pode me ajudar?rsrs...Eu começo arriscando algumas coisas como: Falta de compreensão do sentido da vida, sobre o  sentido do comer, falta de amor e respeito por si, junto com todas as dificuldades sociais, culturais , econômicas e emocionais, que para cada indivíduo, um ou mais itens “falam mais alto”.

O que seria cuidar da saúde? O que mais escuto está relacionado com a ida ao médico, realizações de exames e uso correto dos medicamentos. Escuto mais coisas, mas essas são mais comuns. E aí pergunto: Será que ir ao médico e/ou tomar medicamentos são literalmente cuidar da saúde, seriam os primeiros passos? Eu não tenho dúvida que essas atitudes têm sua devida importância, pois realmente pode-se  identificar problemas com antecedência e iniciar  o tratamento o quanto antes e aumentar a chance de bons resultados. Porém ao irmos ao médico, realizarmos exames e caso seja diagnosticada alguma doença a ser tratada, não estaríamos  cuidando da doença? E que foi construída por falta de cuidado com a saúde?

Esta forma, tecnicamente, seria cuidar da saúde a nível secundário e terciário, mas a meu ver, cuidar da saúde é o que tecnicamente é classificado no nível  primário de cuidado com a saúde, que são as escolhas feitas no dia a dia, baseadas nos conhecimentos que podem prevenir doenças e promover saúde.

Creio que a saúde, para muitos, é mais uma coisa na vida, que se dá  valor depois que se perde! Coisa de nós humanos!!!rsrs...Isso quando se dá o devido respeito a dor e doença e aos resultados de exames (que muitas  vezes não está associado a uma dor ou sintoma), pois muitas vezes, apenas queremos “calar a boca” da dor com remédios, sem tentar entender o que ela, ou melhor, nosso corpo quer dizer com ela. Mais difícil ainda é respeitar um resultado de exame, que não vem acompanhado de dor, pois já que não tem dor, empurra-se com a barriga! Será que precisamos fazer algo só quando a dor aparece?

Por hoje é só!

Deixo vocês com mais perguntas do que respostas, mas é isso mesmo!!! As melhores respostas somos nós mesmo que podemos dar!!!

Vamos acordar???

quinta-feira, 5 de abril de 2012

PÁSCOA



A Páscoa é uma das datas comemorativas mais importantes entre as culturas ocidentais. O termo “Páscoa” tem uma origem religiosa que vem do latim Pascae e do grego Paska e encontra entre os hebreus seu mais remoto significado; Pesach, que quer dizer Passagem.

A Páscoa é, portanto uma Festa de Passagem...
Na Páscoa, ou Semana Santa, como se convencionou chamar, se rememora os últimos sete dias da vida terrena de Jesus. Tem início com a sua entrada em Jerusalém, no domingo de Ramos, passando pela Santa Ceia na sexta-feira, seguida por todos os acontecimentos da prisão, tortura, crucificação, morte e passagem para o mundo espiritual. No Domingo de Páscoa, três dias depois, Jesus reapareceem Corpo Espiritual ou Corpo de Luz, para alguns dos apóstolos, ressuscitando.

Ressureição significa entrar na dimensão eterna do nosso SER, do Si-mesmo ou Arquétipo do Self, centro profundo e transpessoal.
Jesus é o Arquétipo da Grande Sintese, do Humano e do Divino. Da união das polaridades, do encontro do sofrimento e da morte com a Ressureição. É preciso encontrar Jesus no Caminho do Meio. Esse é o trabalho de toda nossa vida minuto após minuto.

Páscoa é a passagem para novos ciclos de vida, com suas mortes psíquicas e aprendizagens, vivências e experiências.
É Renovação, Liberdade, Fertilidade, Ressurreição, em síntese, a comemoração da VIDA! "

Nutrindo a alma...Reiki- Terapia energética

Reiki- A energia da vida universal
Reiki é um método de cura  pela imposição das mãos. Redescoberta no Japão, no século XIX, pelo Dr. Mikao Usui, um  monge cristão de origem japonesa.
 Reiki é uma palavra japonesa que significa "Energia da Vida Universal".  O Universo vive impregnado de energia infinita e inesgotável. É esta energia, primordial e criativa, que nos mantém vivos.
O Reiki constitui, portanto, esta energia de cura natural, que passa a fluir de forma poderosa e concentrada pelas mãos do Terapeuta Reiki. O terapeuta Rekiano serve de instrumento, ou canal para que a energia divina chegue à outra pessoa.

 A Técnica Reiki é aplicada através da imposição de mãos  em pontos energéticos do corpo (Chakras), que fazem parte da nossa anatomia invisível. Invisível para a maioria das pessoas, porém, mesmo invisível podemos avaliar seu fluxo com a utilização de um pêndulo, por exemplo.




 A técnica do Reiki pode complementar tratamentos médicos, nutricionais e psicológicos,  massagens,, terapias respiratórias, drenagem linfática, psicoterapias, etc...
 O Reiki  atua em todos os níveis: Físico, emocional, mental e espiritual.
O Reiki não segue qualquer religião ou prática meditativa em particular, porém abre novos caminhos para experiência espiritual, expansão de consciência e desabrochar da verdadeira essência.
 Benefícios do Reiki
Reiki acalma, alivia o stress
Reiki alivia a insônia
Reiki Ativa o sistema imunológico
Reiki facilita o autoconhecimento
Reiki equilibra a ansiedade
Reiki equilibra a saúde
Reiki aumenta a autoestima e diminui a insegurança

Reiki equilibra e trabalha nos quatros níveis existentes:

Físico- no corpo e dores manifestadas;
Emocional- o que você está sentindo;
Mental; o que você está se permitindo  pensar;
Espiritual- sua capacidade de se amar e amar os outros.

REIKI trabalha na causa ao invés dos efeitos da doença.

Reiki não dispensa o tratamento médico
Obs: Existem vários tipos de Reiki, que serão explicados posteriormente.  

OMS (Organização Mundial da Saúde), através do Decreto "Alma Ata" de 1962, criando a "The Open International University for Complementary Medicine", que estuda a medicina alternativa, reconheceu o Reiki como Prática terapeutica alternativa válida.

Contatos para consulta: Cprev- Centro de Prevenção e Tratamento Médico tel:(71)30326790 / 30321847 / 85206471 e-mail: atendimento@cprev.com Endereço- Av. ACM, nº 771, sala 402, Ed. Empresarial Torre do parque, Itaigara
Mais informações acesse: http://globotv.globo.com/rede-globo/globo-reporter/v/entenda-como-funciona-a-terapia-pela-imposicao-das-maos/2140727/