Translate

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Alimentos Industrializados, quais os riscos de tanta praticidade?


               

O consumo de produtos industrializados representa uma solução na vida corrida do dia a dia, para milhares de pessoas . Porém esta solução aparentemente boa, que promove a economia de tempo, não poupa em nada a saúde para os que fazem o consumo frequente.

Para que estes alimentos durem mais, sejam bem práticos, agradáveis aos olhos e saborosos, os fabricantes utilizam uma imensa variedade de aditivos químicos, que precisam ser eliminados através da biotransformação no fígado e posteriormente pelos antioxidantes. Este processo demanda muitos nutrientes e compostos bioativos presentes nos alimentos não processados e frescos, principalmente nas frutas, hortaliças, leguminosas e cereais integrais.

O baixo consumo de nutrientes e compostos bioativos dos alimentos e o aumento no consumo de industrializados representa um processo de intoxicação e comprometimento das funções vitais e construção de doenças. Inclusive várias desta substâncias, chamadas de xenobióticos, tem afinidade com o tecido gorduroso, alojando-se neles e estimulando, ainda mais, o acúmulo de gordura.

Estas substâncias são: Corantes, acidulantes, conservantes, aromatizantes, estabilizantes etc...

O consumo desta substâncias podem causar várias reações adversas.

Quero chamar a atenção para alguns alimentos largamente consumidos:

Embutidos (Salsichas, calabresas, presuntos etc...) - os conservantes presentes são reconhecidamente carcinogênicos.
Dica: De preferência não coma carne, pois não precisamos dela para viver! Mas se comer dê preferência às frescas.

Salgadinhos, lasanhas, hambúrguer, temperos prontos (geralmente em pó e tabletes)- Contém Glutamato monossódico que é neurotóxico, desfavorece o senso de saciedade, fazendo a pessoa comer mais e mais.
Dica: Treine e sensibilize o seu paladar a sentir o sabor maravilhoso dos temperos naturais.

Sucos de caixa: São coados, ou seja, sem fibras; pasteurizado, ou seja, cozido e desvitalizado; é adicionado muito açúcar ou adoçante (toxina). Tanto o açúcar e os as adoçantes podem favorecer o processo de acúmulo de gordura corporal, além de possuir baixo valor nutricional.
Dica: Consuma frutas frescas e sucos não coados, pois estes promovem melhor estado nutricional e funcionamento intestinal.

Enlatados: Alumínio da lata migra para o conteúdo e contém muito sal.

Biscoito recheados, iogurtes, gelatinas....

Tem muitos mais coisas, mas hoje fico por aqui!

Enfim, coloque na balança e verifique as perdas e ganhos e faça as melhor escolha!

Creio que você mereça escolhas alimentares, mais nutritivas e menos intoxicantes, que sirvam de aliadas para cumprir as tarefas do dia a dia com mais disposição e construindo, a cada dia, mais saúde!

O ato de comer deve refletir o amor e respeito por nossas vidas!

Um abraço hiper nutritivo e purificador! rs...

Nenhum comentário:

Postar um comentário