Translate

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Roda de esclarecimentos - "Desmistificando o leite"





A roda de esclarecimentos é uma atividade proposta pela Alquimia da Nutrição, em que serão discutidos diversos temas  sobre Nutrição e Saúde comigo, Mônica Menezes.
Nesta atividade o foco é estabelecer um diálogo com o público, a fim de  esclarecer  dúvidas, oferecer dicas práticas, promover a  participação ativa e troca de ideias com os participantes, motivando a evolução dos hábitos alimentares, da saúde e beleza.

O tema que tem despertado muito interesse, nas palestras que ministro,  é o leite. Assim iniciaremos com um encontro para conversarmos sobre ele.

Saiba o que representa esta produção industrial do leite, as contraindicações e os mitos que o envolve, principalmente como alimento fundamental na prevenção da Osteoporose.

Aprenda quais os outros alimentos são fontes de cálcio e de outros nutrientes que são fundamentais para a saúde óssea, assim como novas preparações e substituições para o mesmo.

Iniciaremos esta atividade no dia 17 de julho, das 14 hs às 16hs, no Centro Empresarial Torre do Parque, Itaigara.

Mais informações sobre esta atividade entre em contato pelo telefone: 71 99578642 ou pelo e-mail eventos@cprev.com

É necessário a inscrição antecipada!

Próxima Roda de esclarecimentos será em setembro!


quarta-feira, 26 de junho de 2013

Palestra- Nutrição e Saúde Ocular


A Alquimia da Nutrição finaliza o primeiro ciclo de palestras gratuitas de 2013, na semana em que se comemora o dia Mundial da Saúde Ocular, tendo seu tema relacionado com este dia.

Nela será mostrado de que maneira a alimentação e nutrição podem atuar na prevenção e tratamento das doenças oculares, como Catarata, Degeneração macular relacionada a idade, Retinopatia diabética e Síndrome do Olho Seco. 


Tudo isso com o toque de ir além da Alquimia da Nutrição e participação do Terapeuta e Mestre Carlos Cardoso, com direito a exercícios respiratórios para relaxamento e técnicas ancestrais para melhoria da visão, além das explicações da atuação direta da nutrição na prevenção, retardamento e tratamento das doenças oculares
Mônica Menezes - Nutricionista e Carlos Cardoso - Mestre de Yôga, Maestro, Terapeuta Quântico e Artista Plástico. Criador do sistema QUASAR de YÔGA QUÂNTICO, HARMONIZAÇÃO E COMANDOS QUÂNTICOS ESTELARES.
 

As inscrições podem ser feitas pelo telefone: 71-85206471 ou pelo e-mail: eventos@cprev.com

Entrada franca. Aceitamos doações de fraldas geriátricas tamanho G. Por questões de logística as doações só serão feitas a Associação Lar Irmã Lourdes.

Este ciclo de Palestras se fecha, mas as atividades da Alquimia da Nutrição em parceria com o Cprev (Centro de prevenção e tratamento médico) continuam. No dia 17 de julho, iniciaremos a “Roda de esclarecimentos”, que é uma atividade em grupo que visa o estabelecimento de um diálogo mais próximo com o público para o esclarecimento e dicas práticas sobre diversos temas. Iniciaremos com o tema “Desmistificando o leite”. Mais informações pelo telefone- (71) 99578642 ou pelo e-mail: eventos@cprev.com
Este ciclo de palestras contou com o apoio do Instituto De Olhos Freitas, Grupo CAM e ADS cardiovascular.
 

O objetivo do Programa Alquimia da Nutrição é levar à sociedade esclarecimentos e incentivar a adoção de hábitos alimentares saudáveis, que favoreçam a promoção de saúde e melhor qualidade de vida. Entendendo que a prevenção é o melhor caminho.

Assim  o Cprev e a Alquimia da Nutrição ampliam o campo de atuação, indo além do atendimento em consultório, promovendo palestras, encontros, atividades em grupo, eventos de Saúde e Nutrição,  assim como leva o conhecimento através de rádios, atingindo um maior número de pessoas.







segunda-feira, 17 de junho de 2013

Nutrição e Saúde Ocular - Espinafre


Você sabia que o espinafre contém Luteína e Zeaxantina e estes são os principais carotenóides encontrados na região central da retina (mácula lútea), onde a acuidade visual é aguçada?
Estes atuam como filtros solares internos, protegendo a mácula ocular dos efeitos da luz ultravioleta.

Saiba mais sobre este e outros alimentos que podem favorecer a saúde ocular, na próxima palestra da Alquimia da Nutrição "NUTRIÇÃO E SAÚDE OCULAR", que acontecerá no dia 09 de julho (terça- feira), às 16:00 hs, no Empresarial Torre do Parque, Itaigara. Ao lado do Hotel Fiesta.
Inscrições: 71-85206471 ou pelo e-mail: eventos@cprev.com 
Realização Alquimia da Nutrição e CPREV( Centro de prevenção e tratamento Médico).
Apoio ADS cardiovascular, Grupo CAM e Instituto de olhos Freitas
 
 

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Sopa de ervilha com curry

Foto do Google

Sopa de ervilha com curry

Eu acho esta sopa MARAVILHOSA! Combina bem com os dias mais frios.

Compartilho com vocês!

As informações sobre a ervilha e curry estão abaixo da receita.

Receita:
Ingredientes:
·         Ervilha- ½ xícara
·         Cebola picada- 1 unidade grande ou 1 dente de alho grande
·         Tempero verde (eu gosto de fazer com coentro e cebolinha)- a gosto
·         Curry ou açafrão- 1 colher de chá cheia
·         Sal- a gosto
·         Azeite de oliva- 1 a 2 colheres de chá
·         Água

Preparo:
Lavar a ervilha e deixar de molho por algumas horas, trocar a água, pelo menos umas 2 vezes.
Refogar a cebola em água ou em 1 colher de chá de azeite de oliva (apenas para lubrificar a panela), jogar a ervilha, mexer e jogar água previamente aquecida. Cozinhar até as ervilhas amolecerem. Desligar o fogo e adicionar os temperos verdes, higienizados e picados, tampar a panela, esperar esfriar e bater no liquidificador.
Quando for servir, aquecer, sem  entrar em ebulição (borbulhar) e adicionar o curry ou açafrão. Estes podem ser adicionados, também, quando a sopa já estiver servida no prato. Depois adicionar 1 colher de chá de azeite de oliva extra virgem.

  
Informações sobre o curry:
Basicamente, contém de 8 a 30 ervas. Entre elas: gengibre, pimenta dedo-de-moça, pimenta vermelha, canela em rama, cominho, pimenta-do-reino, cardamomo, cravo, erva-doce, cúrcuma, mostarda e coentro em grãos. Todos esses temperos, juntamente com outros, são torrados, moídos e usados em dosagens diferentes para preparar o curry.
Estes ingredientes reúnem propriedades antioxidantes, antiiflamatórias, anticancerígenas e digestivas.

Informações sobre as ervilhas:
São fonte de proteínas, ferro, zinco, magnésio, maganês, complexo B e fibras.
Para favorecer a absorção do ferro, consuma junto a fontes de vitamina c ( laranja, limão, goiaba, caju, acerola, pimentões, folhas verdes cruas).

Bom apetite!