Translate

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Flúor e QI de crianças


Recebi este resumo do Instituto de Nutrição avançada e compartilho com vocês...

Estudo liga excesso de flúor a menor QI de crianças! Parece que aquelas “teorias da conspiração” estavam certas...
Apesar do flúor causar neurotoxicidade em modelos animais e da intoxicação aguda por fluoreto provocar neurotoxicidade em adultos, muito pouco se sabe de seus efeitos sobre o neurodesenvolvimento das crianças.
Objetivo: Foi realizada uma revisão sistemática e meta-análise de estudos publicados para investigar os efeitos da aumentada exposição ao flúor no atraso desenvolvimento neurocomportamental.

Resultados: A diferença média padronizada ponderada na QI entre os expostos e populações de referência foi -0,45 (95% intervalo de confiança: -0,56, -0,35), utilizando um modelo de efeitos aleatórios. Assim, as crianças em áreas de alto flúor teve escores de QI significativamente mais baixos do que aqueles que viviam em áreas de baixo flúor. As análises de subgrupos e sensibilidade também indicaram associações inversas, embora a grande heterogeneidade não pareceu diminuir.

Conclusões: Os resultados confirmam a possibilidade de um efeito adverso da alta exposição ao flúor no neurodesenvolvimento das crianças.

Resumo do estudo: Developmental Fluoride Neurotoxicity: A Systematic Review and Meta-Analysis. Environ Health Perspect. 2012 October; 120(10): 1362–1368.

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Importância da hidratação




O corpo de um adulto é composto de 70% de água. Muitas reações químicas no organismo humano depende de água e esta é eliminada constantemente pelo suor, urina e respiração, o que permite a eliminação de toxinas. O suor, também, exerce a função de manutenção da temperatura corporal adequada. Já que a eliminação é constante, a ingestão de líquidos deve ser constante e ao longo do dia, para repor o líquido que perdemos.

A água ingerida é absorvida, e pela corrente sanguínea é distribuída com os outros nutrientes para todas as células do nosso organismo. A adequada hidratação e nutrição celular proporciona um funcionamento adequado dos nossos órgãos, melhora celulite, atua na perda de peso, já que as reações de metabolização de gordura precisam de água para acontecer, além disso mantém a pele e cabelos hidratados favorecendo a beleza.

Para a hidratação de pele e cabelos não basta a ingestão de água, mas, também a ingestão de Omega 3, um tipo de gordura conhecida como ácido graxo essencial. Estes são importantes na hidratação da pele e cabelos, por formarem uma película acima da camada de água, evitando a evaporação. Isto vale, também, para a hidratação dos olhos.

O omega 3 está presente nas Nozes, semente de linhaça, de chia e açaí, por exemplo. Ele, também, está nos peixes, porém não estimulo o consumo de animais como alimento.

A associação de fibras e água é fundamental para o funcionamento intestinal, pois as fibras se juntam com água aumentando o volume das fezes favorecendo o peristaltismo (movimentos intestinais). As fibras solúveis formam um gel e favorecem a consistência adequada das mesmas. A adequada eliminação das fezes é importante no processo de desintoxicação, via intestino.

A água é o veículo necessário para a eliminação de toxinas pelos rins, que são responsáveis por filtrarem o sangue e produzem a urina. Assim o baixo volume corporal de água exige esforço maior dos rins, culminando com a retenção de substâncias tóxicas, como uréia, creatinina, ácido úrico e outras.

A falta de água no organismo causa anormalidades metabólicas e funcionais.

Os sintomas da falta de água no organismo são:

  • Sede. Por esta razão devemos beber água mesmo sem sentir sede, pois a sede já é sinal de o corpo está trabalhando em deficit de água.
  • Urina de cor intensa e com cheiro.
  • Cansaço, dor de cabeça, irritabilidade, perda de capacidade de concentração, atenção e memória, torpor e coma.
As recomendações de água são individuais e dependem da idade, situação clínica, clima, atividade física, mas a recomendação geral é 2 a 3 litros para um adulto. Outra forma de cálculo é a quantidade ml/Kg de peso, sendo, para um adulto, 35ml/kg. Exemplo: Para um homem com 70 Kg, seria 70X35.
A quantidade total de água ingerida por dia, contempla a água livre e a água contida em bebidas (chás, café, sucos) e nos alimentos. Sendo a maior parte vindas dos líquidos.

Vale ressaltar que não deve-se coar os sucos, evitar ao máximo adicionar açúcar, não usar adoçantes artificiais (exceção para diabéticos) e não consumir sucos de caixas, em pós e muito menos refrigerantes, inclusive o tipo “H2OH!”, que é vendido como água e, na verdade, é refrigerante. Estes produtos contém água, mas vem junto várias substâncias prejudiciais à saúde e mal acostumam o paladar pela excessiva adição de açúcar e adoçantes artificiais.

O excesso de frutose (açúcar das frutas) livre, ou seja sucos sem fibras(coados) estão relacionados com o aumento de triglicérides, colesterol e ácido úrico, indução de inflamação e consequente aumento do risco cardiovascular, principalmente, quando adicionado o açúcar refinado e a própria frutose para adoçar.

Chamo atenção para o cuidado com o consumo de bebidas isotônicas como uma bebida de consumo comum, pois estas bebidas apresentam indicações específicas, como a reposição de minerais para atletas em caso de perda significativa de água, que chegue a 2 kg durante ou após treino ou em caso de desidratação por vômitos e diarréia. A ingestão excessiva destas bebidas podem desequilibrar o organismo, causar danos aos rins.
A ingestão de líquidos deve ser aumentada nas seguintes situações:
  • Atividade física;
  • Temperatura ambiental elevada;
  • Situações de doença acompanhadas de febre, vômitos ou diarréia, gripes e resfriados.
  • Gravidez e aleitamento
Beber água em jejum é importante para restabelecer os níveis séricos do organismo e a eliminação de toxinas produzidas durante o sono.
Teor de água das frutas:
Morango- 91,5%
Melão-91,3%
Melancia- 90,7%
Acerola-90,5%
Tangerina-89,2%
Mamão-88,5%
Caju- 88,1%
Laranja e limão-87%
Abacaxi- 83.3%
Os legumes e verduras, também contém água:
Pepino- 96,8%
Tomate- 95,1%
Brócolis-92,6%
Couve manteiga crua- 90,9%
Abóbora- 86,4%

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Hiperatividade infantil X corantes artificias




Em uma postagem anterior falei de alguns riscos que o consumo de produtos industrializados podem promover.

Hoje falarei da relação do consumo de corantes, que é bastante comum, principalmente, no público infantil, pois o colorido do produto é um aspecto que atrai este grupo.

Podemos citar como exemplos, as balas, gelatinas, frios, iogurtes, biscoito recheado etc.


Está cada vez mais comum crianças sendo medicadas por hiperatividade, sendo mais uma patologia, na maioria das vezes, apenas remediada.

É importante a ampliação da compreensão de todos os fatores que estão envolvidos na causa do problema  e este é mais um caso que a qualidade da alimentação está envolvida.

Os corantes presentes nos produtos alimentícios bloqueiam a ação da PSTP (Fenol sulfotransferase fosfato) que é uma enzima responsável pela detoxificação de uma substância tóxica (Cresol) liberada do processo fisiológico normal de algumas bactérias intestinais.

O bloqueio da PSTP, aumenta a quantidade de Cresol que favorece a hiperatividade.

Então mamães e todos os responsáveis pela saúde e Educação Nutricional, antes de remediar, vamos nutrir bem nossas crianças, dando a elas comida de verdade!

Não podemos continuar enriquecendo as indústrias de alimentos e adoecendo.

Até breve!

Desejo-lhes muita clareza e discernimento!


Um pouco mais sobre o assunto leia:

http://www.repositorio.uniceub.br/handle/123456789/4739