Translate

sábado, 22 de fevereiro de 2014

AFINAL, QUAL É A QUESTÃO DA VITAMINA B12 PARA OS VEGETARIANOS ESTRITOS?






Na dieta vegetariana os nutrientes que não estão presentes nos alimentos de origem vegetal são a vitamina B12 e a vitamina D, esta por sua vez, todo ser humano a produz, quando se expõe ao sol.

Quanto a vitamina B12, para começar, precisamos saber de onde ela vem. Ela vem de bactérias e os animais a obtém das fezes de outros animais ou da ingestão de insetos ou de outros animais e assim a incorporam na sua carne.

O solo orgânico tem maior teor de bactérias produtoras da mesma, porém ao lavarmos os vegetais a vit. B12 se perde.

As bactérias que habitam o intestino humano produzem a B12, porém o sítio de absorção da mesma é posterior ao local onde é produzida.

Existem análogos da B12, como o missô, algas (chlorella, nori etc.), porém não realizam o verdadeiro papel da B12, podendo se passar pela B12, nos exames laboratoriais, porém não exerce a mesma função.


 Ë necessário que o vegetariano avalie periodicamente o perfil de B12. Os exames são:
Hemograma
Ácido metilmalônico (aumentado indica carência)
Homocisteína
B12 sérica (a última a se alterar)

A vitamina B12 é estocada no fígado e rins e pode demorar mais de 5 anos para ser exaurido.
Este tempo é muito individual e a recomendação é que não se arrisque, faça os exames e use a suplementação constante.

A recomendação diária é 2,4 mcg/dia (adulto) e a suplementação pode ser de 5 a 20 mcg, diariamente.

O valor de referência para o exame de sangue, pela Nutrição Funcional é > 350pg/dl, mas preferencialmente >490pg/dl.


Algumas pessoas usam este fato, da necessidade de suplementação da B12, como argumento para desconsiderar a dieta vegetariana, afirmando que se precisa suplementar é porque não é adequada. Porém, considero que se vivêssemos de forma mais harmônica e respeitosa com a natureza e não tivéssemos tantos contaminantes ambientais, poderíamos comer os alimentos sem lavar, assim como os animais o fazem e assim, obteríamos a vitamina B12. 


 Atualmente, se faz necessária a suplementação, como forma adaptativa às mudanças ocorridas na vida humana, ao longo do tempo.

Ouso a perguntar, se os onívoros (que comem de “tudo”), também, não necessitam de suplementações? Se tantos multivitamínicos comercializados e que estão nas propagandas, são destinados a vegetarianos? Eu mesma respondo que não, a maior parte dos consumidores, destas suplementações, são onívoros. E aí?

O fato é que determinadas fases, momentos e a capacidade de organizar a dieta para atender uma determinada demanda nutricional, são variáveis e tanto o vegetariano, quanto o onívoro podem necessitar algum reforço. Assim, como, ambos, precisam entender mais da sua individualidade, dos alimentos e do poder da nutrição, para assim planejar uma dieta nutritiva e funcional.

Comer carne não salva ninguém da desnutrição e muito menos, garante a equilíbrio das funções vitais, pois nela falta muito do que está contido na funcionalidade dos vegetais.


 É, também, verdadeiro, que apenas retirar carnes e outros derivados animais, não garante saúde de ninguém! Ser vegetariano e continuar consumindo muitos alimentos industrializados, refinados , frituras, tempero pronto, adoçantes artificiais, refrigerantes etc, representa um alto risco para que, algumas disfunções e doenças se manifestem.

Precisamos considerar, também, alimentação é um dos pilares importantes na construção, mas precisamos ir além dela nos cuidados com a saúde!

Ressalto a importância do resgate do amor próprio, além do nobre reconhecimento, do respeito que devemos ter à vida animal não humana!


O ato de comer deve refletir amor ao planeta, aos animais e a nós mesmos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário