Translate

sábado, 10 de maio de 2014

Evento: Alimentação Sustentável



Este evento é uma realização do movimento Alquimia da Nutrição.
A Alquimia da Nutrição é um movimento de Educação Nutricional que apresenta uma abordagem integral sobre alimentação e nutrição, indo das questões ambientais à bioquímica celular.
O conteúdo da ciência da nutrição está embasado na visão da Nutrição Funcional, sendo o estudo mais atual desta ciência, porém agregam-se outros valores como a ética global, que significa respeito aos animais não humanos, ao planeta, além do respeito à própria vida humana.

Neste evento serão ministradas 5 palestras, sendo a principal “Alimentação Sustentável, para o planeta e para a saúde humana”, ministrada por Mônica Menezes, nutricionista e idealizadora do movimento Alquimia da Nutrição e que tem como convidada, para falar deste mesmo tema, a Nutricionista Gisele Palavro.

Os outros palestrantes abordarão temas como: Permacultura; Direito animal; Educação Humanitária e Socioambiental e Projeto Kombi Cura.

Tratar deste assunto se faz importante, pois o atual momento planetário requer um avanço na nossa conduta, a fim de reduzir os impactos ambientais. As nossas escolhas alimentares representam uma parte da responsabilidade, tanto que um relatório divulgado pela ONU, já solicita à população que diminua o consumo de carnes, devido à responsabilidade da pecuária nestes impactos. Além destes aspectos ambientais, existe o fato de que precisamos rever a forma bárbara com que se procede a produção de animais e seus derivados para alimento humano, representado em exploração, sofrimento, matança em série, assim como o comprometimento da qualidade dos “produtos alimentícios”. Já se foi o tempo que precisávamos caçar por sobrevivência e, nutricionalmente falando, é totalmente viável elaborar uma dieta equilibrada sem produtos de origem animal. Várias instituições nacionais e internacionais já se posicionaram dando respaldo para a dieta vegetariana. Entre elas estão os conselhos de nutrição da terceira e da quinta região.



Nenhum comentário:

Postar um comentário