Translate

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Nutrição e Autismo




Como a alimentação pode servir de gatilho para intensificação dos sintomas do autista?
Qual a importância da saúde intestinal no processo?
Qual a influência do uso de antibióticos e das alergias alimentares?
NUTRIÇÃO E AUTISMO - Por Gisele Palavro (Nutricionista Funcional)
O autismo infantil tem chamado muito a atenção nesses últimos anos, não só pelo aumento do número de casos diagnosticados, mas também pelos esforços da ciência em entender essa intrigante síndrome. O autismo apresenta-se geralmente antes dos 3 anos de vida e suas causas são multifatoriais, iniciando por uma tendência genética, que tem como gatilhos os fatores ambientais. Os sintomas apresentados são disfunção do desenvolvimento infantil nas áreas de comunicação, socialização e imaginação.

A cada dia os estudos científicos avançam, sendo que alguns deles apontam hipóteses de que a nutrição tenha uma grande influência nos transtornos do espectro autístico. Para entender um pouco mais sobre como a alimentação pode interferir na saúde de uma criança autista, funcionando inclusive como um gatilho para a intensificação dos sintomas, descreverei três pontos importantes:


Saúde intestinal: O intestino é um órgão de tamanha importância para a saúde humana. É ele quem decide o que entra na corrente sanguínea e o que não entra, ou seja, ele absorve os nutrientes para sustentar todas as células do nosso organismo e ainda impede que substâncias agressivas ou microorganismos possam prejudicar nosso corpo. Como se não bastasse, ele ainda coordena a liberação dos neurotransmissores lá no cérebro, regulando as sensações de prazer, de relaxamento e bem estar. Resumindo, quando a pessoa não está bem dos intestinos, dificilmente ela estará bem humorada. Um intestino saudável começa na primeira infância, com a amamentação exclusiva até os 6 meses e uma adequada introdução de alimentos. Nesse período definimos as classes de bactérias que habitarão o nosso intestino ao longo da nossa vida, influenciando fortemente a saúde.

Uso recorrente de antibióticos: como foi explicado acima sobre a importância da saúde intestinal para uma boa imunidade e nutrição orgânica, quando utilizamos antibióticos de maneira recorrente, o que acontece com muitas crianças nos primeiros anos de vida, nossos intestinos sofrem imensamente, pois as bactérias que auxiliam seu funcionamento são mortas junto aos microorganismos agressores, favorecendo o aumento do número de fungos que se proliferam no organismo, causando desequilíbrios como hipoglicemia, disbiose severa (desequilíbrios nas bactérias intestinais), inflamação e ativação do sistema imunológico, entre outras complicações. É aconselhado que pais e médicos pensem em métodos alternativos como homeopatia e fitoterapia, antes de recorrerem aos antibióticos, buscando evitar os efeitos colaterais que esses medicamentos causam;  

Alergias alimentares: estima-se que cerca de 50% da população mundial tem algum tipo de alergia alimentar. As alergias a alimentos podem se manifestar imediatamente após o consumo (alergias imediatas) ou até 72 horas após, o que dificulta a identificação do alimento que fez mal. Os sintomas são os mais diversos: sinusites, rinites, otites, amidalites, dores pelo corpo, manchas e vermelhidão na pele, prisão de ventre, diarréias, gases, dores de cabeça, irritabilidade, hiperatividade, etc. Quanto ãs alergias imediatas, são facilmente identificadas quando observa-se os sintomas ou por meio de exames, porém, as alergias tardias são mais complexas de identificar, existindo alguns exames que podem ser feitos como os testes de alergias mediadas por IgG através do sangue, que auxiliam na identificação dos alimentos alergênicos para cada pessoa. Infelizmente, ainda são exames caros no Brasil. 
Muitas vezes, o nutricionista que acompanha a criança pode fazer um estudo dos prováveis alimentos que podem estar causando os sintomas e excluí-los por pelo menos 2 meses e observar se houve melhora. Os alimentos considerados mais alergênicos são: frutos do mar, leite e derivados, glúten, oleaginosas, soja, camarão, amendoim, peixes e ovos. É importante que se observe atentamente a ingestão desses alimentos na primeira infância, introduzindo um de cada vez em quantidades pequenas, de maneira a evitar a ingestão diária. Lembrando que mais importante do que a restrição é a inclusão variada de alimentos insubstituíveis como frutas, legumes, verduras, grãos e cereais integrais.

Grata Gisele! 


 Gisele T. Palavro,
Nutrição funcional - CRN5 4781
Nutricionista da Clínica Larmonie, Centro de Quiropraxia Conrad e Douglas.
www.larmoniequiropraxia.com.br
Facebook: Clínica Larmonie
e-mail: giselepalavro@yahoo.com.br.

sábado, 22 de fevereiro de 2014

OFICINA DE CULINÁRIA FUNCIONAL SUSTENTÁVEL IV



A Alquimia continua...
OFICINA DE CULINÁRIA FUNCIONAL SUSTENTÁVEL
18 DE MARÇO | 18:30 ÀS 22h | R$75,00 até dia 11.03
Após esta data R$90,00.
Apenas 12 vagas.
Está é mais uma oportunidade de aprender a preparar o seu alimento, sem ingredientes de origem animal e, inclusive, sem glúten!
Vamos aprender a combinação adequada dos alimentos para uma refeição saborosa, nutritiva, funcional e ética.
O planeta, os animais e a nossa saúde agradecem!
Entre as preparações está o famoso Omelete de grão de bico (sem ovos) que foi mostrado no Mosaico Baiana, por Bárbara leão (Lótus Alimentação Alternativa), culinarista parceira da Alquimia da Nutrição. Veja o vídeo:

http://monicamenezesvida.blogspot.com.br/2013/12/voce-sabe-o-que-e-veganismo.html

Vejam as fotos do nosso evento do dia 09 de fevereiro:
https://www.facebook.com/media/set/?set=a.278504582302753.1073741849.219360381550507&type=1

Apoio: Cprev- Centro de prevenção e tratamento médico
Essências e Ervas - Hervaroma
Lapoule- Produtos orgânicos

AFINAL, QUAL É A QUESTÃO DA VITAMINA B12 PARA OS VEGETARIANOS ESTRITOS?






Na dieta vegetariana os nutrientes que não estão presentes nos alimentos de origem vegetal são a vitamina B12 e a vitamina D, esta por sua vez, todo ser humano a produz, quando se expõe ao sol.

Quanto a vitamina B12, para começar, precisamos saber de onde ela vem. Ela vem de bactérias e os animais a obtém das fezes de outros animais ou da ingestão de insetos ou de outros animais e assim a incorporam na sua carne.

O solo orgânico tem maior teor de bactérias produtoras da mesma, porém ao lavarmos os vegetais a vit. B12 se perde.

As bactérias que habitam o intestino humano produzem a B12, porém o sítio de absorção da mesma é posterior ao local onde é produzida.

Existem análogos da B12, como o missô, algas (chlorella, nori etc.), porém não realizam o verdadeiro papel da B12, podendo se passar pela B12, nos exames laboratoriais, porém não exerce a mesma função.


 Ë necessário que o vegetariano avalie periodicamente o perfil de B12. Os exames são:
Hemograma
Ácido metilmalônico (aumentado indica carência)
Homocisteína
B12 sérica (a última a se alterar)

A vitamina B12 é estocada no fígado e rins e pode demorar mais de 5 anos para ser exaurido.
Este tempo é muito individual e a recomendação é que não se arrisque, faça os exames e use a suplementação constante.

A recomendação diária é 2,4 mcg/dia (adulto) e a suplementação pode ser de 5 a 20 mcg, diariamente.

O valor de referência para o exame de sangue, pela Nutrição Funcional é > 350pg/dl, mas preferencialmente >490pg/dl.


Algumas pessoas usam este fato, da necessidade de suplementação da B12, como argumento para desconsiderar a dieta vegetariana, afirmando que se precisa suplementar é porque não é adequada. Porém, considero que se vivêssemos de forma mais harmônica e respeitosa com a natureza e não tivéssemos tantos contaminantes ambientais, poderíamos comer os alimentos sem lavar, assim como os animais o fazem e assim, obteríamos a vitamina B12. 


 Atualmente, se faz necessária a suplementação, como forma adaptativa às mudanças ocorridas na vida humana, ao longo do tempo.

Ouso a perguntar, se os onívoros (que comem de “tudo”), também, não necessitam de suplementações? Se tantos multivitamínicos comercializados e que estão nas propagandas, são destinados a vegetarianos? Eu mesma respondo que não, a maior parte dos consumidores, destas suplementações, são onívoros. E aí?

O fato é que determinadas fases, momentos e a capacidade de organizar a dieta para atender uma determinada demanda nutricional, são variáveis e tanto o vegetariano, quanto o onívoro podem necessitar algum reforço. Assim, como, ambos, precisam entender mais da sua individualidade, dos alimentos e do poder da nutrição, para assim planejar uma dieta nutritiva e funcional.

Comer carne não salva ninguém da desnutrição e muito menos, garante a equilíbrio das funções vitais, pois nela falta muito do que está contido na funcionalidade dos vegetais.


 É, também, verdadeiro, que apenas retirar carnes e outros derivados animais, não garante saúde de ninguém! Ser vegetariano e continuar consumindo muitos alimentos industrializados, refinados , frituras, tempero pronto, adoçantes artificiais, refrigerantes etc, representa um alto risco para que, algumas disfunções e doenças se manifestem.

Precisamos considerar, também, alimentação é um dos pilares importantes na construção, mas precisamos ir além dela nos cuidados com a saúde!

Ressalto a importância do resgate do amor próprio, além do nobre reconhecimento, do respeito que devemos ter à vida animal não humana!


O ato de comer deve refletir amor ao planeta, aos animais e a nós mesmos!

O QUE É QUE A MANGA TEM???







Belo fruto que nossa amiga árvore nos dá!

A manga é rica em betacaroteno, um carotenóide que se transforma em vitamina A no organismo.
Esta substância confere propriedade benéfica para a visão, pois o mesmo participa na produção de substâncias sensíveis a luz, favorecendo a visão noturna. Ativa, também, a Rodoxina, substância que pega a imagem, transforma em impulso elétrico e leva para o cérebro.

O betacaroteno favorece a saúde e beleza da pele, pois é ela que dá o start para divisão celular e promove a renovação das células. A sua ação antioxidante, evita o envelhecimento precoce.

A vitamina A atua em conjunto com o zinco melhorando o sistema imune. Os dois atuam na diferenciação das células imunológicas.

Quanto mais madura, mais rica em betacaroteno, quanto mais verde, é rica em vitamina C.

Os alimentos alaranjados, como a cenoura, abóbora e mamão também são fontes de betacaroteno.

Rica em fibras, ela favorece a saúde intestinal e por esta fibra ser a pectina, confere efeito no controle do colesterol e glicemia. A cada 100g do fruto, se tem 2 g de fibras.

Além disso é rica em potássio e complexo B.



Quanto a quantidade de calorias, a mesma é hipocalórica, pois, em 100g contém 65 Kcal.

Vamos continuar colocando mais frescor, vitalidade, nutrição, função e sabor no nosso cardápio??rs...

Até breve! :)

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Workshop Alquimia da Nutrição - 09 de fevereiro - FOTOS


Culinária Funcional Sustentável
Sustentável para o planeta e para a saúde humana
Reunindo Sabor, Nutrição, Função e Ética

Preparações isentas de produtos de origem animal e artificiais.
Preparamos pão integral, guacamole, "queijo" de castanha, "leite" de aveia, vários tipo de sucos, combinando diversos ingredientes como: Romã, Suco de uva, semente de chia, abacaxi, couve, salsa, água de coco.
Parceria com a Lótus Alimentação Alternativa
Apoio: Essências e Ervas - Hervaroma
Quasar - Yôga Quântico e Harmonização Energética
Lapoule - Produtos orgânicos
Entendendo a importância de uma dieta sem produtos de origem animal





Queijo de castanhas, Guacamole, pães, molho, sucos...

Guacamole